Lançado o projeto turístico Trem do Pampa na fronteira

A Associação Comercial e Industrial de Livramento sediou reunião de trabalho para discussão do projeto "Trem do Pampa", organizado e apresentado pelos empresários Ivo de Oliveira Flores, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária de Sant' Ana do Livramento, e Cléo Magalhães, que atua na área de consultoria de marketing e mercado em empresas de Caxias do Sul, com abrangência mundial.

O projeto se divide em duas áreas, uma especificamente  para a criação de uma linha ferroviária turística na região entre Livramento e Cacequi, e a segunda uma construção sistêmica para a exploração do turismo na fronteira.
 O encontro foi coordenado pelo presidente da ACIL, Sérgio Oliveira, e contou com as presenças de representantes de diversos segmentos profissionais e de entidades representativas. Durante cerca de duas horas, o consultor Cleo Magalhães, santanense radicado há 23 anos em Caxias do Sul, na serra gaúcha, que já visitou praticamente todos os continentes em viagens de estudo e a trabalho, apresentou um completo estudo de mercado sobre a viabilidade turística da fronteira, acrescentando também um planejamento passo a passo para o desenvolvimento do projeto.
Filho do saudoso tradicionalista santanense José Floriano Magalhães, o “Tio Flor”, conhecido como um dos maiores tropeiros do Rio Grande do Sul, Cleo explicou aos presentes que muito do projeto materializa um antigo sonho dele de retornar aos pagos e poder ajudar de alguma forma no desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento. O projeto foi montado com base em dados pesquisados por ele e com a ajuda do presidente do Movimento de Preservação Ferroviária de Sant' Ana do Livramento, Ivo Flores, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Moreira.
A promoção de operações e atividades turísticas e culturais via ferrovias no Pampa Gaúcho é o principal objetivo da criação do "Trem do Pampa". O anuncio do projeto elaborado pelos empresários foi seguido pela informação, também, de que o Governo do Estado liberou a criação de um fundo que possibilitará a reativação do transporte de carga entre o Brasil e o Uruguai. "Na segunda-feira, durante encontro em Montevidéu, o governador Tarso Genro tomou conhecimento da existência de um projeto aprovado pelo Fundo de Convergência Estrutural para a construção de uma ferrovia ligando o Estado gaúcho ao país vizinho, para o qual já está disponível  o recurso de US$ 50 milhões”, informou o vereador Sérgio Moreira.
Segundo ele, em breve engenheiros da América Latina Logística estarão dando início as reformas no ramal ferroviário Livramento/ Cacequi e a reconstrução da linha Livramento, Dom Pedrito, Bagé e Porto de Rio Grande. Com isso,   o vereador Moreira  acredita o que até o final deste ano, o transporte de carga entre os dois países terá início. "Duzentos vagões/dia estarão atravessando a fronteira Livramento/Rivera", comemora  ele, também divulgando que o Governo Federal está liberando R$ 2,3 milhões para o turismo sobre os trilhos. O projeto "Trem do Pampa", também foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores.